Pela primeira vez, as exportações nacionais para a China somaram cerca de mil milhões de euros nos primeiros dez meses do ano. Ainda assim, verificou-se uma desaceleração no crescimento.
De acordo com dados da Administração-geral das Alfândegas Chinesas, entre janeiro e outubro deste ano, as exportações portuguesas para a China atingiram 1,280 mil milhões de dólares (986,38 milhões de euros), um aumento de 40% em relação a igual período de 2011.
No entanto, o embaixador de Portugal na China, José Tadeu Soares, em declarações à agência Lusa, sublinha que se verificou «uma certa desaceleração em relação ao ritmo do primeiro semestre, mas espera-se que seja um situação conjuntural e haja uma recuperação até ao final do ano».
O montante é superior ao total de 2011, ano em que as vendas portuguesas para a China subiram 54,1%, para 1,16 mil milhões de dólares (893,8 milhões de euros).
As importações portuguesas da China, entretanto, diminuíram 11%, para 2,088 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros).
Segunda maior economia mundial, a China está hoje entre os 10 maiores mercados de Portugal, numa subida de mais de vinte lugares em relação a 2000.