O Sindicato dos Estivadores disse hoje no Fórum TSF que está disposto a tentar um acordo com o Governo. O secretário de Estado garante que as novas regras não promovem o trabalho precário.
Na véspera do Governo aprovar as novas regras para o trabalho portuário, Sérgio Monteiro revelou esta manhã, no Fórum TSF, que o o convite formal para a negociação já foi realizado.
Sérgio Monteiro lamenta, no entanto, o tempo que se perdeu. Desde Agosto que as greves afetam os portos portugueses. O secretário de Estado deixou ainda a garantia de que as novas regras não pretendem avançar com o trabalho precário nos portos.
«Todos os trabalhadores que atualmente são considerados trabalhadores portuários e que, por força da aplicação da nova lei, deixem de ter essa categoria, têm pleno emprego garantido, ninguém perde o seu posto de trabalho (...) e mantém o seu estatuto remuneratório de base», assegurou Sérgio Monteiro.
Depois de ouvir a proposta do Governo, Vítor Dias do Sindicato dos Estivadores deixou, no Fórum TSF, uma porta aberta ao diálogo.
«Se este documento que nos chegou é uma janela de oportunidade e uma abertura para que possa haver discussão e clarificação, se houver esse espaço, obviamente é bem-vindo», garantiu Vítor Dias.
O sindicalista aproveitou ainda para deixar algumas questões a Sérgio Monteiro, nomeadamente «porque é que o trabalhador portuário que está no porto desde sempre, que executa as funções portuárias, que é qualificado e certificado, tem de deixar de as executar». Vítor Dias disse ainda não entender «porque tem de ser diminuído» o efetivo dos portos.