Ciência e Tecnologia

Nasa descobre gelo em Mercúrio

Gelo em Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol Reuters

Cientistas da agência espacial norte-americana informaram que a sonda "Messenger" detetou evidências de água gelada no planeta mais próximo do Sol.

A sonda "Messenger" levantou o véu sobre o lado mais escuro de Mercúrio. Os dados recolhidos apontam para a hipótese de haver água congelada abundante, além de outros materiais voláteis congelados.

A primeira dúvida surge logo: Mercúrio é aquele que está mais próximo do Sol, não será este planeta tórrido o último lugar para se encontrar gelo?

Mas regiões polares de mercúrio estão permanentemente em sombra e as evidências de água congelada concentraram-se aí, no Polo Norte, e a Nasa pensa que o gelo não está à superfície mas sim a meio metro de profundidade e chegará aos 20 metros.

É provável que aconteça o mesmo no Polo Sul, mas não há dados para o afirmar.

Apesar das dúvidas, para a Nasa isto não é uma simples hipótese. A sonda "Messenger" vem estudando o planeta intensamente há mais de ano e meio e aponta três evidências para concluir que há gelo em Mercúrio.

A primeira, as medidas de excesso de hidrogénio no Polo Norte, em segundo, a relação das radiações em comprimentos de onda quase infravermelhos, e por último, modelos detalhados da superfície e temperatura usando a topografia real de mercúrio.

Em 1991, o telescópio de Porto Rico detetou manchas brilhantes nos polos de Mercúrio e fez crescer a hipótese que mais de 20 anos depois a Nasa confirma.