Educação

Guterres defende «investimento continuado» na educação e qualificação

António Guterres durante a inauguração do Centro Escolar de Sobreira, em Paredes Global Imagens

Na opinião deste ex-primeiro-ministro português, Portugal tem «historicamente um défice de qualificação das pessoas em relação à generalidade dos nossos países concorrentes».

O Alto Comissário da ONU para os Refugiados entende que Portugal tem de manter o investimento da educação e na qualificação.

Numa altura em que se discute a continuação ou não do ensino gratuito em Portugal, António Guterres explicou que a escola que inaugurou esta sexta-feira no concelho de Paredes «é o símbolo do que é preciso fazer para ultrapassar esta situação».

«Não quero entrar em análises, muito menos em análises políticas, mas há um dado que é indiscutível: temos historicamente um défice de qualificação das pessoas em relação à generalidade dos nossos países concorrentes no quadro europeu e, cada vez mais, no quadro mundial», frisou.

Para ultrapassar este défice, acrescentou António Guterres, é preciso um «investimento continuado, permanente e muito forte em tudo o que tem a ver com qualificar pessoas».

Este ex-primeiro-ministro português acredita que Portugal vai conseguir ultrapassar as dificuldades e apelou a uma maior solidariedade por parte da Europa do que tem acontecido em tempos recentes.

«Se fomos capazes de ultrapassar no passado todas essas dificuldades estou certo que também seremos capazes de ultrapassar as dificuldades atuais», concluiu Guterres, durante a inauguração do Centro Escolar de Sobreira.

Redação