Desporto

Barça goleia Athletic, Messi "bissou"

Lionel Messi Reuters

O Barcelona recebeu e goleou, esta noite, o Athletic por 5-1, num embate, da 14ª jornada, em que Messi marcou dois golos e está agora mais perto do recorde histórico Gerd Muller.

Em vésperas de receber o Benfica, para a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o "onze" de Tito Vilanova selou o melhor início de sempre na prova, ao somar o 13º triunfo (mais um empate), em 14 jogos, com 48-16 em golos.

A formação catalã passou, assim, a somar 40 pontos, provisoriamente mais seis do que o Atlético de Madrid (segundo) e 14 em relação ao campeão Real Madrid (terceira), equipas que se defrontam hoje, no Santiago Bernabéu.

Um golo de Gerard Piqué, aos 22 minutos, abriu o marcador no Nou Camp, para, pouco depois, aos 25, Xavi isolar Messi, que fez uma "chapéu" a Iraizoz e aumentou a vantagem, com o venezuelano Amorebieta ainda a tocar na bola, mas a não evitar o segundo.

Já nos descontos da primeira parte, e na sequência de uma jogada fantástica, o brasileiro Adriano apontou o terceiro, assistido por Cesc, que havia sido servido anteriormente por Messi.

Na segunda parte, aos 57 minutos, Cesc, após um grande passe de Iniesta, apontou o quarto, com o Athletic a chegar ao golo de honra aos 65, por Ibai Gomez.

Aos 70 minutos, Messi "bisou", com um forte remate de pé direito, apontando o seu 21.º golo na prova (mais nove do que Cristiano Ronaldo) e o 84º em 2012, apenas a um do recorde do alemão Gerd Müller (85 em 1972).

Nos outros encontros hoje realizados, destaque para a Real Sociedad, que goleou fora o Valência por 5-2, com golos de Alberto De La Bella (44 minutos), Mikel González (57), Diego Ifran (64), Imanol Agirretxe (83) e Carlos Vela (90+1).

Por seu lado, Roberto Soldado apontou, aos 2 e 73 minutos, os dois tentos dos locais, que contaram no "onze" com João Pereira (substituído aos 76 minutos) e Ricardo Costa. O desaire acabou por custar o lugar ao treinador argentino Mauricio Pellegrini.

No primeiro jogo do dia, o Getafe recebeu e bateu o Málaga, com Eliseu os 90 minutos e Duda no banco, por 1-0, graças a um golo de Lopo, aos 57 minutos.