O Irão tem capacidade para extrair quatro milhões de barris de crude e 600 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, disse o ministro do Petróleo iraniano, Rostam Qasemi.
O ministro afirmou que, para 2015, no final do atual Plano Quinquenal de Desenvolvimento, a capacidade de produção de crude "será de 5,2 milhões de barris e a de gás de mil milhões de metros cúbicos por dia".
As declarações do governante foram recolhidas pela televisão oficial iraniana em inglês, Press TV.
As autoridades iranianas têm assegurado reiteradamente que as sanções ao setor petrolífero impostas ao país não afetaram a sua produção, equipas e indústrias do setor, que têm muito limitadas as importações de materiais e maquinaria, já que afirmam ser autossuficientes neste campo.
Em declarações anteriores, Qasemi assegurou que o Irão, apesar das sanções petrolíferas, financeiras e comerciais impostas ao país pela União Europeia, Estados Unidos e outros países, exporta mais de dois milhões de barris de petróleo por dia, especialmente para mercados asiáticos, como a China, o Japão, a Índia e a Coreia do Sul.
Também exporta gás, sobretudo para países vizinhos como a Turquia, que recebe cerca de 25 milhões de metros cúbicos por dia.