Economia

Insolvências: 25 pedidos em média por dia

O comércio é o setor mais afetado. Este ano, até à passada sexta-feira, quase seis mil empresas pediram a insolvência, o que resulta numa média de 25 pedidos por dia.

Segundo os dados do Instituto Informador Comercial que são hoje divulgados pelo Diário de Noticias e pelo Jornal de Noticias o comércio é o setor mais afetado pela crise.

Os pedidos de insolvência nesta área já ultrapassaram os 1500. Muito perto surge o setor da construção e do imobiliário que por dia coloca em média no desemprego 430 trabalhadores.

No têxtil e vestuário, o setor que aparece na terceira posição, houve pouco mais de 400 pedidos de insolvência e na restauração e alojamento 360.

Na comparação com os dados relativos a 2011, a restauração foi uma das áreas de atividade em que a situação mais se agravou. Os pedidos de insolvência aumentaram quase 70 por cento.

Os empresários deste setor têm alertado insistentemente para as consequências do aumento do IVA e da quebra no consumo das famílias.

Em termos gerais, o número de empresas em dificuldades cresceu 42% do ano passado para este.

O distrito do Porto é o mais afetado com 1300 pedidos de insolvência, mais cem do que em Lisboa. No outro extremo da lista está Bragança com 27 pedidos.

No ano passado houve 4 mil pedidos de insolvência. Este ano o numero está já muito perto dos seis mil.