A portuguesa Dulce Félix conquistou hoje a medalha de prata nos Europeu de corta-mato, em Budapeste, repetindo a posição alcançada em 2011, depois de já ter sido terceira em 2010.
A portuguesa terminou a dois segundos da irlandesa Fionnuala Britton, a primeira mulher a ganhar dois títulos consecutivos, que concluiu a prova em 27.45 minutos, tendo a holandesa Adrienne Herzog (27.48) completado o pódio.
Sara Moreira, que inicialmente andou no grupo da frente, terminou na 12.ª posição e a seleção nacional, que contou ainda com Ercília Machado (31.ª), Sara Carvalho (46.ª) e Anália Rosa (50.ª), desceu para a sexta posição, entre sete seleções presentes.
Em declarações à TSF, Ana Dulce Félix admitiu que a corrida foi complicada por quase dos cinco graus negativos que se fizeram sentir na capital húngara.
«Não estamos habituados e custa-nos mais a respirar», adiantou a fundista portuguesa, que explicou que o percurso não ofereceu grandes problemas, porque a neve foi limpa.
Questionada sobre se irá conquistar uma vitória em 2013, depois de um terceiro lugar e dois segundos, Dulce Félix explicou que irá «lutar outra vez por uma medalha».
«Sei que me falta uma medalha de ouro, mas como diz o nosso campeão Rui Silva, mais vale um pássaro na mão do que dois a voar. Portanto, para o ano venho cá para tentar discutir outra medalha», concluiu.
Nos escalões jovens, destaque para o sétimo lugar de Salomé Rocha na prova de sub-23, na qual Portugal foi quarto coletivamente.