Saúde

Hospital de Santo António sem medicamento para paramiloidose

Tafimidis, medicamento para doentes com paramiloidose dr

O hospital está a avisar vários doentes com paramiloidose que não tem o medicamento tafamidis. Entretanto, responsáveis do Santo António garantiram à TSF que a situação já foi resolvida.

Os doentes fizeram petições e protestos e só há poucos meses o Estado aprovou o medicamento tafamidis. Mas, esta semana, vários doentes da zona do Porto, com a chamada "doença dos pezinhos", começaram a ser avisados através de SMS que o Hospital de Santo António não tem o medicamento disponível.

Paula Dourado foi uma das doentes com paramiloidose que recebeu a mensagem escrita enviada pelo hospital. Sem mais razões, o SMS dizia apenas isto: «'A farmácia do Hospital Santo António atualmente não tem disponível o tafamidis. Aguardamos a resolução. Assim que disponível avisamos os doentes. Pedimos desculpa. Centro Hospitalar do Porto'».

Depois de anos à espera, Paula Dourado conta à TSF que tinha começado a tomar este medicamento em agosto.

Só o tafamidis evita um transplante hepático, por isso os doentes estão de novo preocupados.

Trata-se de um medicamento inovador e os doentes garantem que se desconhecem as consequências da interrupção do tratamento.

Depois da TSF denunciar esta situação, responsáveis do Hospital de Santo António, no Porto, garantiram à TSF que a situação já foi desbloqueada pelo Ministério da Saúde e já esta quinta-feira será feita uma encomenda.

Assim sendo, o tafamidis deverá demorar poucos dias a chegar de novo aos doentes.

Notícia actualizada às 19h54