Artes

A viagem inesperada de um hobbit

Hobbit dr

Chega esta quinta-feira aos cinemas o novo filme de Peter Jackson. Depois da trilogia «O Senhor dos Anéis», o realizador regressa ao universo de Tolkien com a adaptação de «O Hobbit».

O filme «O Hobbit - Uma Viagem Inesperada», que estreia hoje nas salas de cinema, é a primeira parte de uma nova trilogia. Peter Jackson quis ser o mais fiel possível ao livro de J. R. R. Tolkien e nasceu assim a vontade de dividir a obra em três filmes.

No entanto, enquanto a trilogia «O Senhor dos Anéis» foi criada a partir de três livros com mais de mil páginas no total, «O Hobbit» não atinge as 300 páginas. Assim, a equipa de Peter Jackson e os argumentistas Fran Walsh, Philippa Boyens e Guillermo del Toro, decidiram recorrer a apêndices de «O Senhor dos Anéis» e a outras obras de Tolkien.

Depois do sucesso de «O Senhor dos Anéis», a prequela «O Hobbit - Uma Viagem Inesperada» é uma das estreias mais aguardadas de 2012. Uma obra filmada com uma nova tecnologia, a 48 frames por segundo, ou seja, o dobro dos 24 tradicionais, usados desde 1927.

[youtube:JTSoD4BBCJc]

A história, passada 60 anos antes das aventuras de «O Senhor dos Anéis», permite revisitar a Terra Média e personagens familiares. Desta vez, o protagonista é Bilbo Baggins (Martin Freeman), o tio de Frodo, o personagem principal da trilogia anterior. Regressam ainda Gandalf (Ian McKellen), Elrond (Hugo Weaving) ou Galandriel (Cate Blanchett).

Nesta aventura, Bilbo parte na companhia do feiticeiro Gandalf e de 13 anões, liderados pelo príncipe Thorin (Richard Armitage). O objetivo é ajudar os anões a recuperar o seu lar e o seu ouro, conquistados por Smaug, um poderoso dragão.

Depois de «O Hobbit - Uma Viagem Inesperada», vão estrear, em dezembro de 2013, «The Desolation of Smaug» e, em julho de 2014, «There and Back Again».