Economia

Indicador de atividade económica menos negativo em outubro

A atividade económica inverteu ligeiramente em outubro a tendência de agravamento que se registava nos últimos meses, segundo dados hoje divulgados pelo INE.

O indicador de atividade económica atingiu em maio um valor de -2,1%, ligeiramente menos negativo que os -2,3% que se registaram no mês anterior.

O INE nota, contudo, que pode haver um efeito de calendário nos resultados do indicador para outubro, uma vez que houve mais um dia útil no trimestre terminado em outubro que no mesmo período do ano passado.

Entre setembro de 2010 e junho deste ano, o indicador de atividade degradou-se todos os meses. Depois de atingir um mínimo histórico (-2,5%) em junho, registou-se uma melhoria, mas nos últimos dois meses o indicador voltou a cair.

O indicador de atividade é calculado a partir de dados quantitativos (como por exemplo o consumo de energia, a oferta de emprego ou a produção da indústria transformadora).

Tanto o Governo como a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) preveem que este ano a economia portuguesa vá encolher 3%, voltando a cair 1% no próximo ano, embora regressando ao crescimento no segundo semestre de 2013.