O Conselho de Ética da Ordem dos Médicos discorda da opinião e das críticas feitas pelo bastonário ao relatório sobre o racionamento de medicamentos que há três meses causou polémica.
O Conselho de Ética da Ordem dos Médicos contraria uma posição assumida pelo bastonário José Manuel Silva que fez críticas muito duras a um parecer do Conselho Nacional de Ética para as ciências da vida que defende o racionamento de medicamentos.
José Manuel Silva afirmou que o parecer violava princípios do código deontológico da profissão e pediu ao Conselho de Ética que estudasse o assunto.
No texto que foi concluído há um mês e que hoje é revelado pelo JN defende-se que o parecer em causa é um bom documento, evita a controvérsia estéril e é equilibrado.
O presidente da Conselho nacional de Ética e Ciências da Vida, Miguel Oliveira e Silva, fala numa divisão clara na Ordem dos Médicos e desafia o bastonário a tirar consequências. Recusa falar em demissão, mas sublinha que a ordem precisa de mudanças.
Miguel Oliveira e Silva faz ainda uma acusação direta ao bastonário da Ordem dos Médicos, sublinhando que ele escondeu o documento hoje revelado pelo JN que suporta a posição do Conselho Nacional de Ética para as ciências da vida.
A TSF procura ouvir o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, mas até agora sem sucesso.