Os bancos a operar em Portugal transacionaram 10,7 mil milhões de euros nos primeiros três meses desde a reativação do mercado monetário interbancário doméstico.
Desde 03 de setembro e até 07 de dezembro, «o valor global transacionado no MMI/SG [mercado monetário interbancário sem garantia] desde o seu lançamento ascende a 10,7 mil milhões de euros», disse à Lusa fonte oficial do regulador bancário.
O Banco de Portugal (BdP) repôs em setembro o mercado monetário interbancário, depois de mais de três anos em que esteve suspenso.
A intenção de o fazer tinha sido anunciada pelo governador do BdP, Carlos Costa, em abril, quando afirmou que a instituição estava a trabalhar para pôr os bancos a operar em Portugal a emprestarem dinheiro entre si ainda no segundo semestre deste ano, objetivo para o qual criou uma plataforma para registo e processamento das operações.
O objetivo era ultrapassar os constrangimentos sentidos nas instituições da zona euro para emprestarem dinheiro entre si.
Para já o mercado monetário interbancário está a funcionar com operações até um ano, sem garantia. Fonte do Banco de Portugal adiantou à Lusa que «prevê-se que ocorra durante o primeiro trimestre de 2013» o lançamento do mercado monetário interbancário doméstico com garantia de ativos.
O Mercado Monetário Interbancário (MMI) do Sistema de Transferências Eletrónicas de Mercado (SITEME) do Banco de Portugal - o nome oficial desde mecanismo - foi descontinuado em janeiro de 2009 face às poucas operações realizadas, num momento em que as transações de liquidez eram sobretudo efetuadas a nível europeu.
No entanto, com a crise das dívidas soberanas e a intensificação da crise financeira a criar aversão ao risco, o Banco de Portugal notou a preferência pela realização de operações de mercado monetário a nível doméstico, pelo que decidiu avançar com a plataforma nacional com vista a melhorar as transações de liquidez entre o sistema bancário português, tendo em conta que este «desempenha um papel fundamental no mecanismo de transmissão à economia real das decisões de política monetária», como refere o 'site' do Banco de Portugal.
A reanimação do Mercado Monetário Interbancário deverá ser temporária, até que a transação de liquidez entre bancos a nível europeu esteja normalizada, sendo depois descontinuado, tal como aconteceu em 2009.