O Manchester United manteve-se hoje firme no comando do campeonato inglês de futebol, ao impor-se por 2-0 na receção ao West Bromwich, na mesma altura em que o perseguidor Manchester City sofria para vencer por 4-3 em Norwich.
A 20ª jornada da prova terminou com os "red devils" com os mesmos sete pontos de vantagem sobre o rival citadino e campeão em exercício, mas o balanço poderia ter sido mais desfavorável para o City, que teve de jogar durante toda a segunda parte em inferioridade numérica, devido à expulsão de Samir Nasri.
Mesmo com o goleador holandês Robin van Persie no banco de suplentes, o Manchester United não precisou de muito tempo para quebrar a resistência do West Bromwich, graças ao autogolo de McAuley, logo aos nove minutos.
O líder do campeonato dominou amplamente o adversário, sexto classificado e uma das sensações da prova, mas só conseguiu sentenciar o encontro em cima dos 90 minutos, por intermédio do suplente Van Persie.
O City parecia ter a vida facilitada quando conquistou uma vantagem de 2-0, com o "bis" relâmpago de Dzeko, aos dois e cinco minutos, mas os anfitriões responderam de imediato e reduziram aos 15, através de Pilkington. A expulsão de Nasri, aos 44, por alegada agressão, deixou os visitantes em dificuldades.
Apesar de estar com menos um jogador, o City conseguiu marcar por mais duas vezes na segunda parte, por intermédio de Aguero (50 minutos) e de um autogolo de Bunn (67), o que lhe permitiu evitar um deslize comprometedor, pois Martin "bisou" para o Norwich, aos 63 e 75, e manteve a incerteza até ao fim.
Horas antes, o Tottenham, treinado pelo português André Villas-Boas, tinha subido ao terceiro lugar do campeonato, ao impor-se por 2-1 no estádio do Sunderland, no jogo de abertura da ronda, depois de ter chegado ao intervalo a perder.
Os "spurs", que conquistaram a sexta vitória nos últimos oito jogos disputados no campeonato, podem voltar a ser ultrapassados no terceiro posto pelo Chelsea (quarto posicionado, com um ponto e duas partidas a menos), caso os "blues" se imponham no domingo ao Everton (quinto colocado, a três pontos do Tottenham).
O defesa John O'Shea colocou o Sunderland em vantagem perto do intervalo, ao inaugurar o marcador aos 40 minutos, mas o Tottenham deu a volta ao resultado no início da segunda parte, no curto espaço de três minutos.
Um autogolo do defesa espanhol Carlos Cuellar restabeleceu a igualdade aos 48 minutos e o médio Aaron Lennon consumou a reviravolta pouco depois, aos 51, após uma boa iniciativa individual.
Stoke City e Southampton protagonizaram o único empate até ao momento (3--3), enquanto Wigan e Swansea conquistaram importantes triunfos fora de casa, perante o Aston Villa (3-0) e o Fulham (2-1), respetivamente.