Desporto

Sporting perde frente ao Rio Ave por 3-0

Sporting perde por 3-0 em Vila do Conde Global Imagens

Os "leões" complicaram ainda mais o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga, depois de perderem em Vila do Conde por 3-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C da prova.

Com Adrien Silva de regresso ao "onze", onde Franky Vercauteren também manteve Ricardo Esgaio, o Sporting surgiu retocado em Vila do Conde, sob os olhares atentos do "manager" Jesualdo Ferreira, mas a revelar as dificuldades do costume.

Sem João Tomás, que se encontra de saída para os angolanos do Recreativo do Libolo, e com Del Valle no seu lugar, o Rio Ave dispôs da primeira oportunidade de golo pelo venezuelano, aos 5 minutos, negada pelo guarda-redes "leonino" Rui Patrício.

Vítor Gomes, aos nove minutos, voltou a provocar um calafrio na linha defensiva dos "leões", que ficou cedo privada do lateral direito Cedric, por lesão, substituído aos 13 por Eric Dier, que, por sua vez, seria expulso aos 44.

O Sporting procurou sacudir a pressão inicial do Rio Ave, tendo Esgaio tentado visar a baliza de Oblak, aos 15 minutos, mas foi uma vez mais Del Valle, aos 20, a obrigar Rui Patrício a ceder canto e a colocar cobro a uma situação de perigo.

A evidenciar falta de ligação nos seus setores e a pecar no último passe, o Sporting teve num lance de inspiração de Jeffren, aos 32 minutos, uma boa oportunidade de golo, mas a bola saiu à base do poste direito da baliza vilacondense.

Lionn, aos 35 minutos, voltou a levar o perigo à baliza do Sporting, através de um remate que saiu ligeiramente por cima, e ainda antes do final da primeira parte foi Tope, aos 38, a tentar a sorte.

Na segunda parte, tirando partido do desacerto defensivo do Sporting, o Rio Ave chegou ao golo pelo inglês Tope Obadeyi (1-0), aos 55 minutos, e dilatou a vantagem por Tarantini (2-0), aos 65.

Com a equipa "leonina" completamente destroçada e sem antídoto para contrariar o Rio Ave, apesar das alterações operadas por Franky Vercauteren, foram ainda os vilacondenses a colocar à prova os reflexos de Rui Patrício e a elevar para 3-0 por Ahmed Hassan, aos 90+1 minutos.

Rio Ave e Sporting ficam agora à espera do resultado do Paços de Ferreira-Marítimo de domingo, que conclui a segunda jornada do Grupo C da 3.ª fase da Taça da Liga, para saber das reais possibilidades na prova, já que uma vitória sobre os insulares apura desde logo os pacenses.

Ficha de jogo:

Marcadores:

1-0, Tope Obadeyi, 55'

2-0, Tarantini, 65'

3-0, Ahmed Hassan, 90+1'

Equipas:

- Rio Ave: Oblak, Lionn, Nivaldo, Marcelo, Edimar, Wires, Vítor Gomes (Diego Lopes, 84), Ukra, Tarantini, Tope Obadeyi (Braga, 72) e Del Valle (Ahmed Hassan, 79)

Suplentes: Ederson, Jefferson, Braga, André Vilas Boas, Hassan, Diego Lopes e André Dias

Treinador: Nuno Espírito Santo

- Sporting: Rui Patrício, Cedric (Eric Dier, 13), Xandão, Rojo, Insua, Adrien Silva (Labyad, 79), Rinaudo, Esgaio, Jeffrén (Diego Capel, 69), Wolfswinkel e Carrillo

Suplentes: Marcelo, Diego Capel, Labyad, Pransil, João Mário, Eric Dier e Zezinho

Treinador: Franky Vercauteren

Árbitro: Rui Costa, da AF Porto

Ação disciplinar: cartão amarelo para Lionn (58). Cartão vermelho direto para Eric Dier (44).

A assistir a este encontro no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, estiveram 2500 espetadores.

Redação