Um dos capitães de Abril e antigo deputado do Partido Renovador Democrático (PRD) e do Partido Socialista (PS), Marques Júnior, faleceu hoje, aos 66 anos.
O atual presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República portuguesa (CFSIRP), Marques Júnior tinha 66 anos e estava internado há vários dias no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, devido a um derrame cerebral.
O corpo de Marques Júnior vai estar a partir de amanhã em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa.
Na quarta-feira, dia 2, realizar-se-à uma missa de corpo presente, seguindo depois o funeral para o jazigo de família em São Martinho, Pedras Salgadas.
Percurso político:
A 25 de abril de 1974, Marques Júnior, alinhou na revolução como um dos militares de Abril, era tenente de infantaria.
Depois, em março de 1975, foi nomeado membro do Conselho da Revolução, tinha 28 anos. Marques Júnior manteve-se no Conselho até à sua extinção, em 1982.
Eleito deputado pela primeira vez em 1985 pelas listas do PRD, partido pelo qual foi também eleito pela segunda vez para a Assembleia da República.
Em 1991, foi eleito pelo PS, partido que representou até 2011. Como socialistas, foi membro da comissão política e da comissão nacional e representou o partido em diversas comissões parlamentares, de inquérito e em comissões eventuais.
Marques Júnior desempenhou funções como deputado entre 1985 e 2011, e foi vice-presidente da Assembleia da República.
Era membro do Conselho Superior de Defesa Nacional e, desde 2008, presidente do CFSIRP, órgão que fiscaliza as secretas.