Política

Bloco mantém intenção de pedir fiscalização de Orçamento de Estado

Luís Fazenda Direitos Reservados

Luís Fazenda entende que há outros aspetos em causa para além dos apontados por Cavaco Silva, incluindo os «escalões do IRS e a sobretaxa do IRS».

O Bloco de Esquerda mantém a intenção de requerer a fiscalização do Orçamento «conjuntamente com deputados de outras bancadas da oposição».

O bloquista Luís Fazenda considerou que os artigos que o invocados pelo Presidente da República «são normas nucleares do Orçamento de Estado que suscitam muita controvérsia e convicção por parte de muita gente que são inconstitucionais».

Contudo, em declarações à TSF, este deputado do Bloco de Esquerda realça que há outros aspetos em causa, incluindo algumas que «versam o núcleo duro fiscal: escalões do IRS e sobretaxa do IRS».

«Tudo isso nos parece que enferma de inconstitucionalidade também, porque não está de acordo com a progressividade que a Constituição exige», acrescentou.

Tendo em conta a «emergência e a crise social» que se vive em Portugal, Luís Fazenda defendeu que é desejável que a decisão do Tribunal Constitucional «seja tão célere quanto possível».