Economia

Bloco: Recapitalização do Banif é uma «expropriação de dinheiro» dos portugueses

Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco dr

Na primeira sessão plenária do ano, o Bloco de Esquerda falou sobre a recapitalização do Banif, considerando tratar-se de uma «expropriação de dinheiro dos contribuintes», em que o Estado paga mas não manda.

Depois do Ministério das Finanças ter anunciado, na passada segunda-feira, que o Estado vai injetar 1100 milhões de euros na operação de recapitalização do banco Banif, o deputado bloquista, Pedro Filipe Soares, falou hoje, na primeira sessão plenária do ano, de uma «expropriação de dinheiro dos contribuintes», em que o Estado paga mas não manda.

«O Estado português avança com 1100 milhões de euros para um banco avaliado em 570 milhões, mas nem assim terá qualquer voz na sua gestão. É a nacionalização na versão PSD e CDS, o Estado paga, assume os riscos mas não tem nada a dizer sobre a condição dos destinos do banco. Isto não é uma injeção de capital, nem sequer é uma nacionalização. Isto é uma expropriação do dinheiro dos contribuintes», contestou.

«O dinheiro que o Governo colocou no Banif, sem nenhuma garantia de o voltar a ver, é mais do que o subsídio retirado aos funcionários públicos ou quase tanto como a sobretaxa de IRS criada agora pelo Governo. Os sacrifícios para as pessoas estão a servir na prática para salvar os bancos privados», comparou o deputado.

Neste sentido, Pedro Filipe Soares garantiu ainda que esta operação vai sair muito cara aos contribuintes.

Redação