A Direção-Geral de Saúde (DGS) faz uma série de recomendações para que os portugueses possam enfrentar o novo ano com saúde.
Menos de uma semana depois de o secretário de Estado da Saúde, Francisco Leal da Costa, ter dito que os portugueses têm a obrigação de prevenir as doenças, garantindo assim a «sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS)», o Governo fez esta quinta-feira uma série de recomendações para que os portugueses possam enfrentar o novo ano com saúde.
Em comunicado, a Direção-Geral de Saúde deixa uma série de pistas para uma alimentação económica e simples.
Pedro Graça, diretor do programa de Alimentação Saudável da DGS, deu conta à TSF dos alimentos essenciais para este ano: «leite, hortículas, água, pão, leguminosas (feijão, grão, ervilhas)».
Só o leite, lembra Pedro Graça, dá-nos muito daquilo que precisamos diariamente. «Um só copo de leite, que é muito barato, dá mais de 25% daquilo que precisamos por dia de cálcio, vitamina D, fosforo».
A alimentação ajuda a prevenir. «O trabalho da alimentação é sempre de prevenção, tem que haver um investimento diário porque não há soluções milagrosas», defendeu Pedro Graça.
E se a uma boa alimentação, se juntar 30 minutos de uma boa caminhada, ainda melhor.