Os termómetros vão registar temperaturas mínimas 4 a 6 graus abaixo da média da época a partir de sábado devido a uma massa de ar frio que vai atingir Portugal Continental.
De acordo com o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «existe uma tendência para que, a partir de dia 12, se estabeleça um anticiclone no Atlântico ao largo das ilhas britânicas que vai originar um fluxo de nordeste, que transportará uma massa de ar frio em direção a Portugal Continental e também à Madeira, com as temperaturas a registar valores que podem situar-se entre 4 a 6 graus abaixo da média para esta época do ano».
Nesta época do ano é normal que a média das temperaturas mínimas seja de zero graus no interior Norte e Centro, de 4 graus no Litoral Norte, de 7 no Litoral Centro, entre 8 a 9 graus na Região Sul e entre 4 e 5 graus no Interior Sul.
Questionado pela agência Lusa sobre se esta descida da temperatura pode dar origem a uma vaga de frio, Bruno Café explicou que esse é um cenário que não está excluído.
«Nós [IPMA] utilizamos a expressão 'onda de frio' quando as temperaturas registam valores abaixo dos valores da média para a época durante mais de cinco dias seguidos", explicou o meteorologista. Para já, o que sabemos é que a partir de dia 12 as temperaturas deverão estar abaixo da média para época. Pode de fato dar origem a uma onda de frio, mas ainda não podemos classificar como tal», explicou.