Economia

2007 ano «de mais forte crescimento» em mais de 10 anos, diz ex-ministro

Teixeira dos Santos na Comissão de Inquérito às PPP Global Imagens

No Parlamento, Teixeira dos Santos recordou que em 2007 o défice desceu para níveis abaixo dos três por cento e que o rácio da dívida caiu um ponto percentual.

Teixeira dos Santos recordou, esta sexta-feira, que o ano de 2007 foi o «de mais forte crescimento» em mais de última década, dado que o défice desceu de um «valor superior a seis por cento do PIB para um valor claramente abaixo dos três por cento».

«O crescimento económico progrediu de forma positiva em 2006 e em 2007, sendo que este último foi considerado por este ex-ministro das Finanças como o ano onde se registou um maior crescimento «em cerca de 12 anos».

«Entre 2006 e 2007, graças à correção efetuada do défice público, o rácio da dívida pública baixou em cerca de um ponto percentual do PIB», acrescentou.

Na Comissão de Inquérito às PPP, Teixeira dos Santos recordou ainda que o anterior Governo socialista conseguiu entre 2005 e 2011, com uma recessão em 2009, que o «PIB aumentasse 1,5 por cento».

Contudo, segundo as contas deste ex-titular da pasta das Finanças, o PIB português caiu 3,8 por cento no último ano e meio e que atualmente «nem o défice reduz nem o crescimento aparece».

Redação