Portugal

Portugal vai reduzir contingente militar no Afeganistão já a partir de Outubro

Aguiar-Branco e Leon Panetta durante a visita do secretário norte-americano da Defesa a Lisboa Global Imagens

O ministro da Defesa português, perante o secretário da Defesa norte-americano, afirmou que Portugal vai reduzir o contingente militar no Afeganistão já a partir de outubro.

Já estava previsto que o comando português fosse gradualmente reduzido, no quadro da operação internacional, mas Aguiar Branco fez questão de sublinhar perante o homólogo norte-americano, que o calendário português está definido e a retirada começa já daqui a nove meses.

O ministro da Defesa pronunciou-se também sobre a possibilidade de envolvimento de Portugal no conflito do Mali.

Aguiar Branco sublinhou que nenhuma decisão está tomada, mas admite a possibilidade de Portugal vir a integrar uma missão da União Europeia para o Mali e nesse quadro será avaliada a hipótese de participação portuguesa.

A decisão será tomada no quadro da União Europeia na sequência do encontro e ministros dos negócios estrangeiros dos 27, que vai acontecer na próxima quinta-feira em Bruxelas.