PCP e BE lamentam e os partidos da maioria confessam satisfação. Leituras diferentes da decisão da mensagem do Presidente da promulgação do novo mapa das freguesias.
Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, congratula-se com a promulgação do novo mapa das freguesias e diz que mensagem do Presidente da República é oportuna.
O líder parlamentar social-democrata rejeita também liminarmente que a mensagem de Cavaco Silva sugira que houve falhas no Parlamento. Também Nuno Magalhães, do CDS, rejeita qualquer reparo do Presidente da República.
O PCP e o BE responsabilizam Cavaco Silva por tudo o que possa correr menos bem nesse processo eleitoral.
O comunista Bernardino Soares diz que «esta decisão vai responsabilizar o senhor Presidente da República por tudo o que pode acontecer no próximo processo eleitoral, um processo que estará inquinado por todos os atropelos jurídicos que estão nesta lei e que poderá trazer sobressaltos ao processo eleitoral».
Também Pedro Filipe Soares, o líder da bancada parlamentar do bloco, conclui que o presidente não pode descartar responsabilidades.
«Não aceitamos a desresponsabilização do Governo nem do senhor Presidente da República sobre os problemas que possam a acontecer, esperamos que não aconteçam, mas são previsíveis porque é enorme a trapalhada que foi criada com esta legislação», disse.