Economia

Portugal vai regressar ao mercado da dívida de longo prazo nos próximos dias

Portugal vai regressar ao mercado de dívida de longo prazo nos próximos dias, Hoje, a taxa de juro associada à dívida a cinco anos caiu abaixo da barreira psicológica dos cinco por cento.

Aproveitando a onda dos juros em queda, Portugal vai regressar ao mercado da dívida de longo prazo com uma emissão de obrigações de tesouro a cinco anos.

Os títulos poderão ser postos no mercado nos próximos dias ou mesmo nas próximas 24 horas.

Para tal, o tesouro português terá mandatado os bancos Barclays, BES, Deutsche Bank e Morgan Stanley para liderar a colocação de uma linha sindicada com maturidade a cinco anos e com um cupão de 4,35%.

De acordo com a Agência Bloomberg, que cita uma pessoa com conhecimento do processo que pediu para não ser citada por não estar autorizada a falar sobre o tema, a transação será lançada e o preço definido no futuro próximo, estando sujeita às condições de mercado.

A colocação desta dívida seria a primeira vez desde que Portugal pediu ajuda financeira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e à Comissão Europeia (CE) que seria colocada uma linha de Obrigações do Tesouro.