Economia

Estado paga 4,891% por 2,5 mil milhões de dívida

Maria Luís Albuquerque

O Estado pagará uma taxa de juro de 4,891% pelos 2,5 mil milhões de euros de dívida a cinco anos colocada hoje, tendo colocado 93% do total junto de investidores estrangeiros.

«A procura total dos investidores ultrapassou os 12 mil milhões de euros (...) 93% foi colocado junto de investidores estrangeiros», afirmou Maria Luís Albuquerque, numa conferência de imprensa onde explicou a operação de hoje.

A secretária de Estado do Tesouro indicou ainda que 30% do valor foi colocado no mercado dos Estados Unidos, outros 30% no Reino Unido, 9% na Alemanha, Áustria e Suíça, 9% na Ásia e 4% em França. Em Portugal ficam os restantes 7%.

Foram 289 os investidores que colocaram ordens no livro, que superou os 12 mil milhões de euros, sendo que 60% do valor foi colocado junto de fundos, 22% de 'hedge funds', 9% em bancos e 4% em investidores como os fundos de pensões.

A governante sublinhou que o Estado não precisava desta emissão para satisfazer necessidades de financiamento e que o resultado da operação é um sinal de que os «elevados custos e sacrifícios exigidos aos portugueses» estão a dar resultados.

«É um sinal claro que a estratégia que tem vindo a ser seguida, com os elevados custos e sacríficos para todos portugueses, produz resultados. (...) Hoje podemos dizer que temos mais razões para estar confiantes», afirmou.