Economia

120 milhões de euros de investimento alemão em Portugal

Direitos Reservados

São negócios que ganharam forma com a visita de Angela Merkel a Portugal. O Ministério dos Negócios Estrangeiros revelou à TSF que há dois projetos em andamento que valem 120 milhões de euros.

Aumentar as exportações para a Alemanha, mas principalmente captar investimentos alemães para Portugal, são os dois grandes objetivos da diplomacia económica portuguesa em relação à Alemanha.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, tem-se empenhado pessoalmente nesta matéria que ganhou novo fôlego com a visita de Angela Merkl a Portugal em novembro.

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) revelou à TSF que estão em curso vários projetos de investimento, alguns de grande dimensão, ainda mantidos em segredo, e outros já certos, a rondar um total de 120 milhões de euros.

São investimentos no setor industrial, a reindustrialização que o ministro da Economia Álvaro Santos Pereira tem mencionado e que tiveram um impulso do MNE que através do AICEP que está a negociar projetos de expansão industrial de grandes marcas alemãs.

Está a avançar um investimento de cerca de 38 milhões de euros em Braga, da empresa Bosh Car Multimédia. Trata-se da expansão e modernização da unidade de produção de painéis multimédia de navegação, onde vão ser criados 15 postos de trabalho diretos.

Outro investimento, também no Norte do país, vai ser feito pela Mabor, em Famalicão, através da construção de uma nova unidade de pneus. Um investimento de quase 83 milhões de euros que vai criar 97 novos postos de trabalho.

Além destes, estão a ser negociados outros projetos que, por estarem em negociações, ainda estão em segredo, mas que no total, admite fonte do MNE, podem ascender a 160 milhões de euros.

São números do investimento germânico, conhecidos no dia em que se realiza o 1º Fórum Portugal - Alemanha, que decorre hoje e amanhã na Fundação Gulbenkian.

A alemanha é o segundo maior destino das exportações portuguesas, logo a seguir a Espanha. Pouco mais de 12% das exportações nacionais são absorvidos pelo mercado alemão.