Em causa está um prédio em risco de ruir, na zona do Monte Gordo. A autarquia de Vila Franca de Xira promete avançar hoje com com ação de despejo, depois de duas tentativas falhadas.
Das nove famílias, seis já abandonaram a casa. As restantes alegam não ter onde ficar.
Numa carta enviada esta semana aos moradores, a câmara garante que disponibilizou habitações sociais, mas alguns moradores não aceitaram a sugestão. O início desta ação de despejo está previsto para as 9h00 desta sexta-feira.
Esta é a terceira ação de despejo desencadeada pela câmara. Em novembro, o município recuou nas duas vezes em que tinha previsto avançar com a retirada dos moradores.
A primeira tentativa foi travada após os residentes entregarem em tribunal uma providência cautelar e a segunda não se realizou devido «às dúvidas» da PSP sobre o seu envolvimento na ação, disse na ocasião a presidente da autarquia, Maria da Luz Rosinha (PS).
Entretanto, os moradores e a câmara aguardam a marcação da audiência, por parte do tribunal, sobre a providência cautelar interposta pelas famílias.
O lote 1 faz parte de um conjunto de três blocos, de seis andares cada, construídos há mais de 15 anos na rua de Quinta de Santo Amaro, na zona da encosta do Monte Gordo. À semelhança do lote 3, apresenta fendas e fissuras no exterior e no interior de muitos dos apartamentos. No inverno chega mesmo a chover dentro das casas.