Na última década, o fotógrafo Hugo Reis decidiu juntar as imagens em movimento à coleção de fotografias antigas da região. Dos carros de bois aos primeiros veículos a motor, das atividades económicas às tradições, é a Madeira de outros tempos nos filmes feitos por turistas.
«Tudo começou com a minha paixão pelas fotografias, principalmente as fotografias antigas, e uma coisa levou à outra», disse à agência Lusa Hugo Reis, de 42 anos, natural do Funchal, que a partir dos 30 começou a somar às imagens fixas as imagens em movimento, neste caso filmes feitos por turistas de viagem pela ilha.
A primeira película que adquiriu, a um vendedor de Londres, é dos anos 70 do século XX e destaca paisagens do Funchal e do Porto Moniz, explicou o fotógrafo, reconhecendo que, a partir desta compra, o interesse nas "curtas" aumentou, assim como a curiosidade sobre a Madeira de outros tempos.
Hugo Reis passou a calcorrear feiras de antiguidades, participou em leilões, conheceu coleções particulares e desbravou na Internet outros tantos filmes, tendo, neste momento, cerca de 70, com um total de 18 horas.
O mais antigo data de 1925. «É uma película de 15 minutos, em formato de 16 mm», adiantou, referindo que mostra o lado urbano, mas também rural da ilha, e foi ter às suas mãos depois de o comprar no eBay a um vendedor da Alemanha.
Em 2004, o fotógrafo começou a digitalizar os filmes que foi reunindo e, depois de gravados em DVD, começaram a ser exibidos em escolas e outros locais da ilha, objetivo que mantém.
Para já, o fotógrafo, que admitiu que a aquisição abrandou um pouco, como a economia, e deseja que surja apoio para ajudar a digitalizar o resto da coleção, com filmes até à década de 80 do século passado, caso contrário podem perder-se devido à deterioração das películas.