Porto

FC Porto cilindra Gil Vicente e sobe à liderança da Liga (vídeo)

Jogadores do FC Porto festejam um dos golos marcados ao Gil Vicente Global Imagens

O FC Porto goleou o Gil Vicente por 5-0, resultado que lhe permitiu passar para a liderança da Liga, apesar de ter os mesmos 42 pontos que o Benfica.

O FC Porto passou, esta segunda-feira, para a liderança do campeonato, após ter goleado em casa por 5-0 um Gil Vicente que apenas conseguiu rematar por uma vez à baliza contrária no Estádio do Dragão.

Os portistas, que somaram o seu 28º jogo sem perder no campeonato, contados desde a derrota no reduto do Gil Vicente para a Liga na época passada há cerca de um ano, marcaram aos quatro minutos por Danilo.

Aos 12, Otamendi cruzou e fez a bola bater em Vítor Vinha, que acabou por trair Adriano Facchini, lance que resultou no segundo golo da formação da casa.

Até ao fim da primeira parte, os portistas poderiam ainda ter ampliado a sua vantagem, mas Jackson Martinez e Defour não conseguiram marcar.

No segundo tempo, o Gil Vicente ainda alvejou a baliza de Helton num remate de fora da área de Brito, aos 52 minutos, mas a bola acabou por passar perto de poste esquerdo da baliza portista.

Na resposta, aos 55, o belga Defour fez o 3-0 num forte de remate sem hipóteses para Facchini, isto pouco antes de Cláudio ter sido expulso por acumulação de amarelos aos 62 minutos.

Até final, mais dois golos dos portistas, o primeiro num cabeceamento de Varela, a um quarto de hora do fim, com Jackson Martinez, o líder da lista dos melhores marcadores, a fechar a contagem no último minuto.

Com este resultado, o FC Porto assumiu a liderança do campeonato com os mesmos 42 pontos do Benfica, mas com uma vantagem de três tentos na diferença de golos.

Sob a arbitragem de Paulo Baptista, de Portalegre, no Estádio do Dragão, com a assistência de 24202 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

FC Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando (Castro, 68), João Moutinho, Lucho González, Defour (Izmailov, 64), Varela (Seba, 80) e Jackson Martinez.

Suplentes: Fabiano, Maicon, Abdoulaye, Castro, Izmailov, Kelvin e Seba).

Gil Vicente: Adriano Facchini, Éder, Cláudio, Halisson, Vítor Vinha (Valdinho, 22), Luís Manuel, César Peixoto, André Cunha, Paulo Jorge (Brito, 46), Luís Martins e Hugo Vieira (Sandro, 68).

Suplentes: Vítor Murta, Sandro, Brito, Tiero, Luís Carlos, Valdinho e Yero.

Ação disciplinar: cartão amarelo a Mangala (44) e Cláudio (48 e 62). Cartão vermelho por acumulação para Cláudio (62).