O distrito de Viana do Castelo ficou sem cinema com o fecho das últimas quatro salas, mas os espetadores ainda alimentam a esperança de que possam reabrir com outro distribuidor.
O grupo Socorama Castello-Lopes anunciou o encerramento de 49 das 106 salas de cinema que explora em todo o país, incluindo as quatro que explora num shopping de Viana.
O musical "Os Miseráveis" encarregou-se da última sessão, esta quarta-feira à noite, com uma sala composta.
Os espetadores ouvidos pela reportagem da TSF lamentam a decisão, considerando que Viana do Castelo "fica a perder com mais esta oferta cultural que desaparece do distrito". Mas muitos ainda acreditam que o encerramento será provisório. "Eu tenho esperança que virá outro parceiro".
O preço dos bilhetes é apontado com uma das razões para os cortes nas idas ao cinema. Uma família de três pessoas paga cerca de 26 euros por um pacote de três bilhetes, pipocas e bebida.
Vítor Araújo, sub-gerente das salas Castello Lopes de Viana, contou que em 2012, em relação ao ano anterior, houve quebras na ordem dos 1000 espetadores por mês mas salienta que "mesmo assim fomos os sextos melhores (com mais receita) nos vinte cinemas" do grupo.
Com o fecho destas salas, Viana do Castelo fica limitada a sessões cineclubistas, de 15 em 15 dias, no cinema Verde Viana.