Artes

Animação «Kali, o pequeno vampiro» é candidata aos prémios Annie (vídeo)

«Kali, o pequeno vampiro», de Regina Pessoa Direitos Reservados

A curta-metragem de animação «Kali, o pequeno vampiro», de Regina Pessoa, compete hoje nos Annie, os prémios norte-americanos para as melhores produções de cinema de animação.

É a primeira vez que uma produção portuguesa está nomeada para os mais importantes prémios na área da animação, considerados os Óscares do cinema animado.

«Kali, o pequeno vampiro» está nomeado para o Annie de melhor curta-metragem de animação, ao lado de sete outras produções, incluindo, por exemplo, «Goodnight, Mr. Foot», de Genndy Tartakovsky, o mesmo que rodou «Hotel Transilvânia», e «Paperman», de John Kahrs, pelos estúdios da Walt Disney.

Em «Kali, o pequeno vampiro», que soma cerca de uma dezena de prémios portugueses e estrangeiros, Regina Pessoa utiliza a técnica de desenho e gravura em computador, para contar a história de um pequeno vampiro que não gostava de estar no escuro e queria ser como as outras crianças.

[youtube:N8LQAA17D6U]

O filme sucede a «Noite» (1999) e «História trágica com final feliz» (2005) e a autora percebeu que tinha em mãos uma trilogia sobre a infância.

A curta-metragem, que é uma coprodução entre Portugal, França, Canadá e Suíça, tem música original dos Young Gods e narração do ator Christopher Plummer, na versão em inglês, e do realizador Fernando Lopes, na versão portuguesa.

Para o Annie de melhor longa-metragem de animação estão nomeados vários filmes que já tiveram estreia comercial em Portugal, como «Brave - Indomável», de Mark Andrews e Branda Chapman, «Frankenweenie», de Tim Burton, «Hotel Transylvania» ou «Os Piratas!», de Peter Lord e Jeff Newitt.

A cerimónia decorre este sábado em Los Angeles, na Califórnia.

Redação