Mundo

Presidente israelita encarrega Netanyahu de formar governo

O presidente israelita, Shimon Peres, encarregou hoje o primeiro-ministro cessante, Benjamin Netanyahu, de constituir uma maioria para formar o próximo governo.

«Decidi encarregar Benjamin Netanyahu de formar governo», declarou Peres numa conferência de imprensa conjunta com Netanyahu, em Jerusalém, depois de 82 deputados (num total de 120) do Parlamento eleito a 22 de janeiro se terem declarado a favor do primeiro-ministro.

«Espero que essa tarefa seja cumprida em breve. Israel precisa de estabilidade política e económica para poder tomar as decisões necessárias sobre assuntos importantes que estão na ordem do dia. São múltiplos desafios, sérios e urgentes», disse o presidente.

O processo pós-eleitoral decorre numa altura em que há uma situação de tensão regional, depois de ter sido anunciado na quarta-feira um ataque aéreo israelita na Síria, país aliado do Irão e do movimento xiita libanês Hezbollah, inimigos de Israel.

Benjamin Netanyahu, de direita, escolhido por ter sido o dirigente da lista com mais deputados eleitos (31), reafirmou que a prioridade do seu governo será «impedir o Irão de se dotar de armas nucleares».

Os contactos oficiais para a formação de um governo de coligação devem começar no domingo.

A rádio militar noticiou que Netanyahu deve começar por se reunir com Yair Lapid, líder do partido centrista Yesh Atid, que alcançou um surpreendente segundo lugar nas eleições, com 19 deputados.

Lapid, que já se reuniu com Netanyahu na quinta-feira em negociações informais, está no centro das diligências para a formação do futuro governo.

Segundo especulações da imprensa israelita, esta antiga vedeta da televisão, que criou um partido há menos de um ano, pode vir a ser ministro dos Negócios Estrangeiros ou das Finanças.