Outras modalidades

O regressado Machado e o estreante Murta deram o 5-0 a Portuga na Taça Davis

Rui Machado e André Gaspar Murta asseguraram hoje o pleno de vitórias de Portugal frente ao Benim, ao vencerem os seus encontros de singulares da ronda inaugural do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis em ténis.

Os tenistas de Faro, que substituíram João Sousa e Pedro Sousa, derrotaram, respetivamente, Alexis Klegou e Tunde Segodo, para encerrar as "hostilidades" no "court" coberto do CIF, em Lisboa, que durante três dias presenciou o triunfo fácil da seleção portuguesa por 5-0.

No regresso de Rui Machado à competição, depois de vários meses de paragem devido a lesão, aquele que é o melhor tenista nacional de sempre no ranking mundial (foi 59.º a 03 de outubro de 2011) não deu mostras de falta de ritmo.

Com os dois primeiros jogos repartidos entre os dois adversários, Klegou voltou a evidenciar que o serviço é uma das suas principais debilidades, enfrentando vários pontos de quebra.

No entanto, o africano haveria de manter a sua vantagem e acabaria mesmo por fazer o "break" para se adiantar para 4-2. Por momentos, Machado pareceu acusar a pressão do retorno e cedeu novo serviço, desta vez em branco, com o primeiro parcial a terminar aos 6-2.

A história repetiu-se no início do segundo "set", com o português a desperdiçar as vantagens que o número um do Benim lhe ia oferecendo, mas o desfecho seria diferente.

Um grito de frustração marcou o momento da reviravolta no encontro: a partir do 0-1 do segundo parcial, foi Machado que dominou completamente a partida.

O primeiro "break" conquistado deu confiança ao 317.º tenista mundial que, diante um recuperado Klegou - na véspera assumiu estar a pagar o desgaste acumulado no encontro de singulares de sexta-feira frente a Pedro Sousa -, impôs-se nas longas trocas de bola e só "autorizou" mais um ponto ao adversário para fechar o segundo "set" por 6-2.

O regresso à competição de Machado, que comprovou no "court" as boas sensações que sentiu ao longo da semana de treinos com os colegas da Taça Davis, foi coroado com um claro 6-0 no derradeiro parcial, conseguido com três quebras de serviço ao tenista do Benim.

Em uma hora e 32 minutos, estava feito o 4-0, que pouco depois, por obra de André Gaspar Murta, se transformaria no 5-0.

Com Loic Didavi, o número dois do Benim, já em viagem para os Estados Unidos, o "capitão" Oussou Azo escolheu o mais novo dos irmãos Segodo para "apadrinhar" a estreia do farense, de 18 anos.

Com um penteado à altura da ocasião - como praxe, os colegas raparam-lhe o cabelo -, Murta não revelou nervosismo e depressa construiu um triunfo fácil diante um Tunde Segodo com poucos recursos tenísticos, vencendo o primeiro "set" por 6-1.

Ao contrário de Alexis Klegou e Didavi, o terceiro tenista do Benim, que chegou a quebrar por uma vez o serviço do português quando este servia para fechar o encontro, não deu luta, com o "novato" a ter um passeio tranquilo rumo à sua primeira vitória na Taça Davis e a quinta de Portugal em tantos jogos, conquistada na conversão do "match-point" que deu o 6-2 no final de uma hora e quatro minutos.

É uma seleção completamente vitoriosa aquela que marcou encontro com a Lituânia, que hoje venceu o Chipre por 4-1, na próxima fase da competição, que será também disputada em solo português, em abril.