Só na região Norte, a Liga Portuguesa Contra o Cancro recebeu em janeiro, dois mil novos pedidos de apoio social, o dobro dos casos registados no mês anterior.
No Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, a Liga Portuguesa adianta que duplicou o número de pedidos de apoio social, em janeiro, na região Norte.
De 2 mil pedidos em dezembro do ano passado, o número subiu para os 4 mil, no primeiro mês de 2013, o que representou uma despesa de 60 mil euros para a secção norte da Liga.
O secretário geral, Vitor Veloso, admite que muitos doentes já tiveram de fazer o tratamento, por não terem dinheiro para as deslocações e prevê que a verba anual de 300 mil euros para apoiar estes doentes vai ter de ser reforçada.
Já a União Humantária dos Doentes com Cancro avisa que mesmo os serviços de apoio gratuito estão a ser menos procurados, porque os doentes evitam as despesas com o transporte. A psicóloga da União, Cláudia Costa, diz que são cada vez mais os casos em que o pedido de ajuda se limita ao contato telefónico.