A notícia de queixas tem sido frequente, mas agora a Deco tem dados concretos. 62 por cento dos portugueses com televisão digital terrestre se queixa de problemas na receção de sinal.
Quando passa um sobre o início da migração da televisão analógica para a televisão digital terrestre (TDT), a associação de defesa do consumidor realizou um estudo durante o mês de novembro, em Portugal continental, e concluiu haver uma «situação intolerável que a entidade reguladora só tardiamente reconheceu».
De acordo com a Deco, «62% dos consumidores que permanecem no acesso terrestre gratuito disseram não receber o sinal de televisão em condições e [destes] 13% afirmaram que não conseguem seguir o normal desenrolar das emissões».
A associação lembra que o regulador, o ICP/Anacom (Instituto das Comunicações de Portugal/Autoridade Nacional de Comunicações), lançou um documento para consulta pública, que terminou a 1 de fevereiro, para resolver o problema de falta de qualidade do sinal terrestre.
Em declarações à TSF, a porta-voz da Deco, Ana Tapadinhas, diz que os resultados «são desoladores». Para a Deco, houve um «deficiente planeamento da rede pela Portugal Telecom (PT) e uma monitorização pela Anacom».
A associação exige agora o cumprimento do contrato de concessão sem que haja mais custos para os consumidores, assim como resolução caso a caso «prioritária e imediata dos problemas que afetam os consumidores de TDT».