Economia

Bruxelas não está a par de «novas decisões» sobre ligação ferroviária

Comboios Direitos Reservados

Fontes comunitárias em Bruxelas disseram à TSF que «não haverá 'dinheiro novo'» para a ligação Lisboa-Madrid e que «não há decisões novas tomadas recentemente sobre este projecto».

A Comissão Europeia não confirma a informação divulgada pelo Ministério das Finanças sobre a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid e disse «não estar a par de qualquer decisão recente» em relação à atribuição aos fundos de coesão para a construção desta linha.

Fontes contactadas esta quarta-feira em Bruxelas pela TSF confirmam que «não haverá 'dinheiro novo'» para esta ligação, no âmbito das verbas alocadas à Rede Trans-Europeia de Transportes, assim como «não há decisões novas tomadas recentemente sobre este projecto».

Na terça-feira, o gabinete de Vítor Gaspar fez circular um comunicado, no qual salientava o aumento «significativo» da comparticipação comunitária, detalhes estes acertados com a Comissão Europeia em 2011.

«Possivelmente» as verbas distribuídas para a adaptação da rede ferroviária à alta prestação «poderão» atingir os 85 por cento, adiantou esta fonte comunitária.

No entanto, esta decisão ainda não está tomada, uma vez que as verbas se enquadram no próximo quadro financeiro para o período 2014 a 2020, que é debatido nesta quinta e sexta-feira, em Bruxelas.

Esta fonte salienta que Portugal já viu «as verbas reduzidas no ano passado» devido aos atrasos verificados, acrescentando ainda que, por isso «nem todo o co-financiamento poderá ser gasto».

Redação