O Santander Totta fechou o ano de 2012 com lucros de 250,2 milhões de euros, o que significa quase quatro vezes mais do que os 63,9 milhões de euros registados em 2011.
Para este resultado contribuiu a venda que o banco realizou no verão do risco da carteira de seguros Vida à Abbey Life, uma subsidiária do Deutsche Bank, numa operação de 150 milhões de euros.
No dossier de imprensa distribuído aos jornalistas, o banco detido na totalidade pelo espanhol Santander destacou ainda que o resultado recorrente na atividade comercial em Portugal foi de 115 milhões de euros, «o que quase duplica o resultado líquido do ano anterior».
Na conferência de imprensa, o presidente do banco, Vieira Monteiro, destacou o aumento do rácio 'core tier 1' (medida que avalia a solvabilidade de um banco) para 12,3%, de acordo com os critérios do Banco de Portugal, sem o recurso à ajuda do Estado.
«Tudo foi feito sem qualquer ajuda por parte do Estado. O Santander Totta não é um banco que tenha tido ajuda do Estado, quer para o seu capital quer para operações de liquidez», afirmou o presidente do banco.
Vieira Monteiro admitiu que, caso não aconteçam operações extraordinárias, o banco poderá apresentar este ano menos lucros do que os 250 milhões de euros conseguidos em 2012.