Política

Oficiais/Forças Armadas: Cortes na defesa «inaceitáveis»

O presidente dos Oficiais das Forças Armadas diz que as propostas do ministro da Defesa para cortes no setor são «inaceitáveis».

Os cortes na despesa do Estado é um dos assuntos em cima da mesa, na reunião do conselho de ministros que decorre a esta hora. Uma reunião normal, garante Passos Coelho, que só acontece hoje porque a habitual reunião das quintas-feiras foi adiada, pelo facto do primeiro ministro ter estado em Bruxelas.

De fora do encontro, estão os cortes na despesa, mas o ministro Aguiar Branco já tem um plano definido. Além de congelar as entradas e renovações nas Forças Armadas, o ministro quer acabar com o Dia da Defesa Nacional e prepara também a criação de um grupo de militares em reserva operacional.

Seriam cinco mil voluntários, que ficariam ligados às Forças Armadas até aos 35 anos. O objectivo é poupar.

A TSF acaba de ouvir o presidente da Associação dos Oficiais das Forças Armadas.

Numa primeira reacção, Manuel Cracel diz que estas propostas são «inaceitáveis».