O líder parlamentar do PS acusou o Governo de estar a conduzir Portugal para «uma catástrofe económica e social», considerando que o país vive «um cenário perfeito de espiral recessiva».
«A teimosia do Governo está a conduzir Portugal à beira de uma catástrofe económica e social, ontem soubemos que o número de desempregados atinge quase o milhão, 40% dos jovens qualificados estão desempregados e hoje ficámos a saber que as piores previsões do Governo em relação à quebra da economia foram ultrapassadas», afirmou Carlos Zorrinho.
O presidente do grupo parlamentar do PS falava aos jornalistas à margem da reunião da bancada socialista.
A economia portuguesa recuou 3,2% em 2012, um valor mais negativo que o previsto pelo Governo e pela 'troika' na sexta revisão do programa, que apontavam para uma queda de 3% para a totalidade do ano.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) na primeira estimativa para o PIB do quarto trimestre de 2012, o produto terá caído 1,8% face ao terceiro trimestre de 2012, a maior queda em cadeia do ano.
Na opinião de Carlos Zorrinho, estes dados revelam que «a situação está má e está a piorar»: «Estamos num cenário perfeito, infelizmente, de espiral recessiva, de menos rendimento, menos emprego, menos crescimento».