Mundo

FARC libertam prisioneiro detido desde 31 de janeiro

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) libertaram hoje o soldado Josué Álvarez Meneses, detido desde 31 de janeiro, divulgou a televisão do país, que transmitiu a entrega do soldado às autoridades.

Josué Álvarez Meneses, de 19 anos, foi libertado em Policarpa, localidade situada na fronteira entre a Colômbia e o Equador.

As FARC surgiram na década de 1960 numa resposta ao fosso cada vez maior entre os camponeses e os grandes proprietários de terras.

A redistribuição da terra tem sido uma das mais críticas questões que estão a ser discutidas nas conversações de paz cujo início teve lugar em novembro e que constituem uma tentativa de colocar um fim num conflito que tem lugar há quase 50 anos.

Hoje também soube-se que três militares morreram e outros três ficaram feridos durante um ataque de alegados guerrilheiros das FARC contra um veículo militar numa zona rural nos arredores da capital colombiana.

O ataque das forças aconteceu numa zona conhecida por Nazaret, em Sumapaz, uma região de planalto a que se estende a zona rural da capital colombiana.