Saúde

Portugal adota recomendações da OMS sobre vírus potencialmente fatal

Reuters

Portugal acionou os mecanismos de vigilância recomendados pela Organização Mundial de Saúde no âmbito de um vírus potencialmente fatal diagnosticado em 12 pessoas no mundo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou para a vigilância de um vírus do género da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS) que foi identificado em cinco pessoas na Arábia Saudita (das quais três morreram), duas na Jordânia (ambas morreram), quatro no Reino Unido (dois elementos da mesma família hospitalizados) e uma na Alemanha.

Questionada sobre a possibilidade do vírus chegar a Portugal, Graça Freitas, da Direção-Geral de Saúde, garante que «neste momento o risco é pequeno, porque o vírus não está disseminado».

Portugal «acionou, naturalmente, os mecanismos de vigilância», acrescentou, traduzidos em alertas aos médicos para estarem atentos a qualquer sintoma e comunicarem de imediato qualquer situação às autoridades de saúde.

«Em função da atual situação e de informações fiáveis, a OMS encoraja todos os Estados-membros a continuar a supervisionar o aparecimento do SRAS e a examinarem todos os sintomas fora do vulgar», declarou a organização em comunicado.