Vida

Conclave papal chegou a ser pensado para Lisboa

Um historiador do Vaticano revelou que o papa Pio XII sugeriu a realização de um eventual conclave em Lisboa caso ele ficasse incapacitado, fosse morto ou tivesse sido capturado durante a II Guerra Mundial.

A cidade de Lisboa chegou a ser ponderada, durante a II Guerra Mundial, como o local para a escolha de um novo papa, revelou um historiador do Vaticano.

Segundo o vice-perfeito da Biblioteca do Vaticano, o então papa Pio XII descreveu a capital portuguesa como um local de paz, ideal para uma reunião de emergência dos cardeais para a escolha de um novo líder para a Igreja Católica.

Ainda de acordo com Ambrosio Piazzoni, autor da história das eleições papais, Pio XII eleito para o cargo em 1939 admitia ficar incapacitado, ser morto ou mesmo capturado e por isso entendia que poderia ter de ser convocado um conclave de emergência.

Como Roma nessa ocasião estava ocupada por tropas do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), Lisboa, considerado um lugar neutral, foi um dos cenários para esse eventual conclave que nunca se veio a verificar.

Redação