O Governo assina esta sexta-feira mais três contratos de prospeção de vários minérios com duas multinacionais canadianas. Há dois dias foram assinados dois contratos no valor de cerca 97 millhões de euros.
A Klondike Corp vai procurar, durante os próximos três anos, ouro, prata, cobre, zinco, chumbo e tungsténio nos municipios de Penafiel, Valongo e Paredes.
A mesma empresa do Canadá vai fazer prospeção durante dois anos numa área que abrange os concelhos de Póvoa de Varzim, Esposende, Barcelos e Porto.
O terceiro contrato será assinado com a Medgold Resource para a pesquisa de minérios em vários concelhos dos distritos de Leiria e santarém. Esta licença visa a prospeção de ouro e é válida durante três anos.
Na quarta-feira, a empresa canadiana Colt Resources e o Governo assinaram contratos de concessão experimental das minas de tungsténio em Tabuaço e de ouro em Penedono, investimentos de cerca de 97 milhões de euros.
Estes dois projetos da Colt Resources, empresa que se dedica à prospeção, exploração e desenvolvimento de projetos mineiros, vão permitir criar mais de 200 empregos diretos e mais de mil indiretos.