Vida

Superfície frontal fria pode agravar mau tempo nos Açores

Açores Global Imagens

Uma superfície frontal fria com atividade forte, associada a uma depressão muito cavada localizada a noroeste dos Açores deverá provocar um agravamento do estado do tempo no arquipélago, alerta fonte oficial.

De acordo com informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os grupos ocidental e oriental, ambos sob aviso amarelo (o terceiro mais grave numa escala de quatro) «chuva por vezes forte», entre as 3h00 de quarta-feira e as 18h00 de quinta-feira.

Em comunicado de imprensa, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomenda que se proceda à limpeza dos sistemas de drenagem e pede aos automobilistas que «redobrem os cuidados na circulação».

Também esta quarta-feira, há três distritos em Portugal Continental sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de queda de neve, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso, para quarta-feira, abrange os distritos de Bragança, entre as 6h00 e as 14h59, e os de Vila Real e Viseu, entre as 9h00 e as 14h59.

De acordo com o IPMA, estes três distritos estarão sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima dos 600/800 metros, descendo temporariamente a cota para os 200/400 metros.