Marco Fortes é o primeiro português a entrar em ação nos Europeus de atletismo, hoje em Gotemburgo, na Suécia. No total, há 12 atletas nacionais em competição.
Entre os inscritos, Marco Fortes tem apenas a 17ª marca, com 19,72 metros, pelo que o apuramento para a final de sexta-feira é previsivelmente difícil.
Lesionado e com treino limitado nas últimas cinco semanas, Marco Fortes está distante do recorde pessoal, do ano passado, que é de 20,91, uma marca só superada pelos 21,44 do alemão Ralf Bartels, campeão da Europa em título.
As qualificações começam às 19h00 horas locais (18h00 em Lisboa).
A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) confirmou a convocatória de 12 atletas para os Europeus de pista coberta, em Gotemburgo.
Entre os atletas selecionados, Sara Moreira é a que tem mais hipóteses de conseguir um bom resultado, já que detém a oitava marca europeia deste ano nos 3.000 metros (8.52,48 minutos), prova na qual foi vice-campeã em Turim2011 e pode aspirar a uma nova presença no pódio.
Há a registar várias ausências de atletas a recuperarem de lesões (casos de Francis Obikwelu, Nelson Évora, Marcos Chuva e Naide Gomes) ou que optaram pela não-participação, como Rui Silva.
Amanhã, sexta-feira, vão estar em ação seis atletas, enquanto os cinco restantes (entre os quais Sara Moreira) terão as provas de qualificação no dia 2 de março.
Lista de convocados:
- Masculinos (7): Diogo Antunes e Ricardo Monteiro (60 metros), Hélio Gomes (1.500 metros), Rasul Dabo (60 metros barreiras), Edi Maia (vara), Marco Fortes (peso) e Tiago Marto (heptatlo)
- Femininos (5): Sara Moreira e Ercília Machado (3.000 metros), Eva Vital (60 metros barreiras), Susana Costa e Patrícia Mamona (triplo salto)