Desporto

PSP acredita que incidentes de Guimarães não vão repetir-se no clássico

A Polícia de Segurança Pública (PSP) mostrou-se hoje convicta de que os incidentes verificados no estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, não vão repetir-se no sábado no jogo Sporting-FC Porto, da 21.ª jornada da I Liga de futebol.

«O estádio José Alvalade tem sido alvo de policiamento durante toda a época. Não acredito que haja uma imitação [dos incidentes] por simpatia e mimetismo», disse Valente Pinto, comissário da 3.ª divisão do comando metropolitano de Lisboa.

Na conferência de imprensa de divulgação da operação de segurança para o clássico, o responsável policial garantiu que o encontro é considerado de risco elevado, apesar de as duas equipas estarem separadas por 30 pontos.

«É sempre um Sporting-FC Porto, as medidas de segurança são iguais às de sempre ainda que haja um desfasamento na tabela classificativa. Se olharmos à componente desportiva, é um jogo com influência nas posições cimeiras, portanto há sempre uma atenção especial da nossa parte», disse.

Valente Pinto referiu que a PSP «espera 35.000 espetadores no jogo de sábado» tendo destacado «um dispositivo policial entendido adequado às circunstâncias», sem no entanto revelar números, que em encontros anteriores tem rondado os 600 agentes.

Os cerca de 2.000 adeptos do FC Porto esperados no estádio José de Alvalade vão ser alvo de atenção redobrada por parte da polícia.

«Vai ser feita a segregação dos adeptos visitantes para que estejam concentrados e lhes possamos facultar segurança. A sua entrada vai ser feita apenas por uma única porta», referiu.

A PSP garantiu ainda que as várias manifestações agendadas para sábado em Lisboa não afetarão o contingente de agentes disponibilizado para o encontro.

«O policiamento que está a ser planeado para os eventos de caráter social é um, os meios humanos e materiais vão ser uns e para o policiamento desportivo vago ser outros meios humanos e materiais. Os planeamentos não são conjugáveis», disse o subcomissário Jairo Campos.

O Sporting, 11.º classificado da liga, recebe no sábado o FC Porto, líder em igualdade pontual com o Benfica, num encontro marcado para as 19:45 e que será arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre.

Redação