O lançador português alcançou pela primeira vez na época uma marca acima dos 20 metros, ao conseguir um lançamento de 20,02 metros, que lhe deu a quinta posição nos Europeus de Atletismo de Pista Coberta.
O português Marco Fortes foi quinto na final dos Europeus de Atletismo de Pista Coberta, com 20,02 metros, marca que lhe permitiu superar pela primeira vez esta época os 20 metros.
Após ter feito 19,78 metros nas qualificações que lhe permitiram chegar a esta final, o lançamento abriu o concurso com um nulo, mas no segundo ensaio passou para o terceiro lugar com um lançamento de 19,90 metros.
Marco Fortes voltou a fazer um nulo no terceiro ensaio, antes de conseguir 19,70 metros na quarta tentativa, ensaio que antecedeu aquele que lhe permitiu chegar acima dos 20 metros, com o fecho do concurso a ser pontuado com novo nulo.
A final acabou por ser ganha pelo sérvio Amir Kolasinac que garantiu um lançamento a 20,49 metros, 15 centímetros mais que o bósnio Hamza Alic e mais 20 centímetros que o checo Ladislau Prasil.
O alemão Ralf Bartels, que era o campeão em título, ficou fora das medalhas no quarta posição com 20,16 metros, adiante de Marco Fortes, que com o quinto lugar nestes europeus superou a posição alcançada em Paris em 2011, onde foi oitavo.