O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores lançou hoje um segundo alerta, devido ao agravamento do estado do tempo nos Açores, que deve prolongar-se até ao início de segunda-feira.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a precipitação forte e as trovoadas frequentes vão continuar a registar-se em todas as ilhas dos Açores, pelo menos, até segunda-feira.
Nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira), o aviso da Proteção Civil alerta para «trovoadas frequentes e dispersas» e para «precipitação forte» até às 00h00 do dia 04 de março (01h00 no continente).
No Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), para além da trovoada e do vento forte, as previsões meteorológicas indicam também que a ondulação marítima de Oeste poderá atingir os seis a sete metros.
Tendo em conta esta instabilidade meteorológica, a Proteção Civil recomenda que sejam tomadas as «precauções habituais em situações desta natureza», ou seja, que as pessoas «guardem objetos soltos» junto às moradias, «limpem os sistemas de drenagem» e «consolidem telhados, portas e janelas».
As recomendações são também extensivas aos automobilistas, para que «redobrem os cuidados» na circulação em estrada.