A Cáritas Diocesana de Coimbra recolheu 26 mil euros, no peditório público realizado desde quinta-feira, anunciou hoje a instituição.
«Os mais de 26 mil euros angariados irão representar uma enorme mais-valia para todos os que vierem a acorrer ao Centro de Apoio Social (CAS)», afirma a Cáritas de Coimbra em comunicado.
Os donativos foram angariados por voluntários, no âmbito do peditório nacional da Cáritas Portuguesa que, em Coimbra, teve expressão na campanha de sensibilização "Somos Pessoas de Carne e Osso", que incluiu a colocação de manequins em diversos estabeleciemntos comerciais.
Tais verbas «irão reverter exclusivamente para as pessoas em situação de emergência social que venham a ser apoiadas» pelo CAS da Cáritas de Coimbra, no Areeiro.
Em 2012, o CAS realizou «mais 64% de atendimentos do que no ano anterior», e atribuiu «mais 14 mil euros em apoios financeiros» do que em 2011, num total de 74 mil euros.
«A este valor acresceram ainda os bens alimentares, roupa e vales de compras, que o centro também disponibiliza», segundo a mesma nota.
Para este ano, «já se prevê o aumento das solicitações e dos pedidos de apoio», acrescenta.
A Cáritas de Coimbra assinalou hoje o Dia Nacional Cáritas, com a realização de uma assembleia diocesana, na sede instituição, no Areeiro, em que participaram 200 pessoas.
Na Diocese de Coimbra, o peditório público foi realizado em 74 locais, entre supermercados, lojas e centros comerciais.
Nos últimos três dias, a campanha "Somos Pessoas de Carne e Osso" passou pela colocação de dezenas de manequins na entrada de estabelecimentos.