Ernest Moniz, natural de Fall River, já trabalhou em vários projetos para as presidências de Bill Clinton e Barack Obama e é apologista do nuclear.
O presidente dos EUA anunciou, esta segunda-feira, a nomeação de um luso-descendente de 69 anos para a secretaria de Estado da Energia.
Nascido em Fall River, no Massachusetts, Ernest Moniz, filho de pais açorianos, é especialista em Física Nuclear e já trabalhou em vários projetos na área da Energia nas presidências de Bill Clinton e Barack Obama.
Foi vice-secretário da Energia entre 1997 e 2001 e durante esse período teve de justificar como ocorreu uma fuga de gases radioativos numa fábrica de armamento nuclear.
Ernest Moniz, que foi também diretor associado do Conselho de Ciências e Tecnologias, criado por Barack Obama, defende a redução das emissões de carbono através do uso do nuclear.
Mesmo depois do desastre de Fukushima, Moniz considerou que seria um erro abandonar o nuclear, uma vez que esta energia é mais barata, mais segura e mais versátil.
Este luso-descendente, que também defende um maior uso do gás natural, substituiu Steven Chu, Prémio Nobel da Física em 1997.